quarta-feira, 18 de outubro de 2017

INPE, Cemaden e Unesp somarão arte e ciência em São José dos Campos

INPE, 17 de outubro de 2017
Um “sarau [ma]temático artístico” e uma feira de ciências movimentarão o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, na tarde de 26 de outubro (quinta-feira). As atividades fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, promovida em todo o Brasil para popularizar a ciência e mostrar a relevância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil. A 14ª edição da SNCT traz o tema “A Matemática está em tudo”.
O sarau será um espaço para a expressão artística (música, teatro, poesia etc.), com apresentações relacionadas ao tema da SNCT, realizadas por estudantes de 15 escolas públicas de São José dos Campos, Caçapava, Lorena, Ubatuba, Campos do Jordão, Vargem Grande do Sul, Mauá, Itú, Paraibuna, São Paulo e Angra dos Reis.
Na feira de ciências, os estudantes irão mostrar experimentos e produtos resultantes de pesquisas em meteorologia, prevenção de desastres socioambientais, engenharia e ciência espacial, geografia e a própria matemática, entre outras áreas. Serão expostas maquetes de bacias hidrográficas sobre áreas de riscos, atividades com arduíno e pluviômetros, estação meteorológica de material reciclado, trabalhos realizados com imagens de satélites e outras ações para surpreender quem for ao Parque Vicentina Aranha.
Mais de duzentos alunos e professores de escolas públicas estão envolvidos nas atividades de 26 de outubro, que acontecem das 13h30 às 17h no Parque Vicentina Aranha, com acesso aberto ao público.
Realização
Neste ano, com o apoio da Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER Brasil), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) se uniram para oferecer, a escolas e ao público em geral, oportunidades de interação com cientistas, participação em oficinas práticas, palestras e visitas a laboratórios e instalações de pesquisa e ensino, onde são operados serviços hoje fundamentais para a sociedade, que são possíveis graças ao desenvolvimento da ciência na região e no mundo.
Além das atrações no Parque Vicentina Aranha, a SNCT 2017 no Vale do Paraíba terá atividades nas instalações da Unesp, do Cemaden e do próprio INPE. O evento conta com o patrocínio da Visiona Tecnologia Espacial.
A programação completa do evento está disponível no site:
http://www.cemaden.gov.br/snct2017/

INPE abre Miniobservatório Astronômico na SNCT
Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017

No dia 25 de outubro, o Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), abrirá para o público em dois horários: das 15h às 17h para observação do Sol; e das 19h às 21h pra observação do céu noturno.
Não é necessário realizar inscrições, embora cada sessão seja limitada a 100 pessoas. Os visitantes serão recebidos por pesquisadores e estudantes da Pós-Graduação em Astrofísica do INPE.
No Miniobservatório Astronômico, as atividades serão feitas com o telescópio de 28 polegadas de abertura. Após as sessões, os visitantes poderão participar de um bate-papo sobre as pesquisas que são realizadas no INPE. Em caso de céu encoberto, será realizada uma visita às instalações do observatório.
As atividades fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), da qual neste ano o INPE participa em parceria com o Cemaden e a Unesp. A programação da SNCT 2017 no Vale do Paraíba está no site:
http://www.cemaden.gov.br/snct2017/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.