quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Projeto brasileiro em energia solar e eólica recebe apoio do banco dos Brics

Agência Abipti
5 de setembro de 2017



Com o objetivo de apoiar projetos voltados para sustentabilidade, o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) do Brics (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China) anunciou subsídio a um projeto brasileiro na área de energia renovável solar e eólica.

Durante a IX Cúpula do grupo, realizada em Xiamen, na China, o vice-presidente da instituição, Paulo Nogueira Batista Jr., afirmou que o Brasil já possui um empréstimo do NBD com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de US$ 300 milhões, assinado em 30 de agosto, para uma série de subprojetos da iniciativa privada brasileira na área de energia renovável.

De acordo com Batista, com o apoio à iniciativa brasileira, a diretoria da instituição já soma quatro projetos apoiados, com um total equivalente a US$ 3 bilhões aprovados. O NBD opera quase que exclusivamente nos cinco países membros, mobilizando recursos financeiros para apoiar iniciativas de interesse da sociedade.

"E estamos identificando novos projetos que obedeçam a essas características, projetos sustentáveis do ponto de vista social, financeiro e ambiental. Isso é de interesse estratégico do Brasil e da sociedade brasileira", afirmou o vice-presidente do NBD.

Segundo Batista, a estratégia para os próximos cinco anos é se voltar para o apoio de ações em infraestrutura sustentável, como energia renovável, gestão de recursos hídricos, saneamento básico e mobilidade urbana. "Cerca de dois terços dos projetos a serem aprovados nos próximos cinco anos serão nesse campo. O banco está se definindo como banco verde, banco que foca em projetos sustentáveis e se financia também com bônus verdes", destacou.

(Agência ABIPTI, com informações do Portal Planalto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.