quarta-feira, 31 de maio de 2017

Desligamento do sinal analógico em Goiânia e outras 28 cidades começa nesta quarta-feira

MCTIC
30 de maio de 2017

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, e a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira, participaram de reunião do Gired nesta terça-feira (30).

Segundo o grupo de implantação da TV digital, transmissões em sinal analógico devem ser encerradas até 21 de junho. Pesquisas apontam que 90% dos domicílios já estão prontos para a nova tecnologia.

O sinal analógico de televisão começará a ser desligado a partir desta quarta-feira (31) em Goiânia e em outros 28 municípios de Goiás. A decisão foi tomada durante reunião do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, realizada nesta terça-feira (30). O processo de digitalização do sinal de TV nas cidades de Goiás vai se estender até o dia 21 de junho e deverá beneficiar uma população de cerca de 3 milhões de habitantes.

Durante a reunião, o Ibope apresentou o resultado da última pesquisa realizada na capital, Goiânia, e nos demais municípios, entre os dias 15 e 26 de maio.  O levantamento constatou que 89% dos domicílios estão preparados para receber o sinal digital. A projeção é de que esse índice atinja 90% nos próximos dias. Por essa razão, o Gired autorizou que o desligamento das transmissões analógicas de TV tenha início nesta quarta e se estenda pelas próximas semanas.

A Portaria nº 2992/2017, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estabelece o índice mínimo de 93% dos lares com acesso ao sinal digital para que o desligamento do sinal analógico ocorra nos municípios.  A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Na reunião do Gired, a Seja Digital também informou que já distribuiu 339 mil kits de conversor e antena para recepção do sinal digital aos beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único do governo federal. O número supera a meta inicial, que previa a distribuição de 290 mil kits para famílias da região. O conversor e a antena garantem a recepção do sinal digital nos aparelhos de TV mais antigos.

Além da capital, Goiânia, a digitalização da TV vai ocorrer em mais 28 municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.