segunda-feira, 29 de maio de 2017

Centro de Alcântara inicia curso para operações de lançamento

AEB
29 de maio de 2017

Foto: FAB

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou nesta segunda-feira (22.5) a primeira edição de 2017 do Curso de Preparação para Operações de Lançamento, módulo I (CPOL I/ 2017). A atividade ocorre na organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, com objetivo de capacitar pessoal técnico recém-incorporado a exercer com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de veículos espaciais a partir do CLA.

Ainda espera-se a partir do CPOL, a consolidação como curso de entrada para novos operadores, colaboradores e clientes do Centro, além de capacitar operadores advindos de outros setores do CLA para atuar como apoio nas atividades de lançamento. A primeira edição do CPOL I/ 2017 ocorre em Alcântara até a próxima sexta-feira (26/5).

Na abertura do CPOL I/ 2017, o Coronel Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA apresentou aos participantes a missão, infraestrutura atual, últimos avanços, principais operações e perspectivas futuras do Centro. Ao longo da semana conforme o cronograma do curso, os inscritos receberão instruções sobre tecnologia espacial, operações de lançamento, planejamento operacional, preparação e lançamento, segurança de superfície, sistema de localização – radares, segurança do trabalho, perspectivas futuras da área espacial, sistema de telemedidas, trajetografia e sincronização, metrologia, meteorologia, segurança de voo espacial, gestão da qualidade e área patrimonial.

No último dia do curso, haverá ainda uma visita técnica às principais estações operacionais do CLA e ao término os participantes realizarão uma avaliação para testar os conhecimentos adquiridos ao longo dos cinco dias de treinamento. “O CLA tem hoje papel vital nos projetos voltados à área espacial, necessariamente todos eles passam ou passarão por Alcântara em algum momento. Nesse sentido, o CPOL vem se consolidando com uma ferramenta efetiva para a gestão do conhecimento, ao passo em que possibilita com que colaboradores mais experientes, transmitam suas competências e vivências aos recém-chegados que nos próximos anos assumirão funções estratégicas nas operações de lançamento”, explica o Coronel Luciano, Diretor do CLA.

O Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL) é uma iniciativa do CLA e visa preparar novos operadores e colaboradores do Centro para atuarem nas atividades afetas a sua atividade-fim: preparar, lançar e rastrear engenhos aeroespaciais e suas cargas úteis. É composto de dois módulos (teórico ou universal e prático ou específico), sendo o segundo obrigatório para aqueles que estarão engajados nas atividades dos setores operacionais do CLA.

A certificação oferecida pelo primeiro módulo é a de “colaborador qualificado” e a do segundo módulo é de “operador da estação”. No segundo módulo, ainda a ser realizado, o participante irá se especializar em uma das estações operacionais do Centro, recebendo posteriormente, certificado com descrição mais específica do módulo, igualmente com a quantidade de horas de prática, atestando, portanto, a competência operacional. Por exemplo, operador da estação Radar Atlas, operador da estação Radar Adour, operador da estação de Telemedidas, operador da estação de Meteorologia, etc. O CPOL I/ 2017 é regulado pela Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA) 37-15/ 2016 “Cursos e Estágios do DCTA para o ano de 2017”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.