quinta-feira, 6 de abril de 2017

Brasil e Suécia discutem a expansão das relações bilaterais a partir do projeto Gripen

MCTIC
5 de abril de 2017

Delegação liderada pelo secretário de Estado de Indústria e Inovação, Niklas Johansson, foi recebida pelo secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias. Foto: MCTIC

Em reunião com o secretário-executivo do MCTIC, delegação avaliou o acordo para fabricação de caças brasileiros. "Temos que extrair os melhores resultados do nosso acordo", afirmou o secretário de Indústria e Inovação da Suécia.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) recebeu nesta quarta-feira (5) visita da delegação da Suécia, liderada pelo secretário de Estado de Indústria e Inovação, Niklas Johansson. O grupo foi recebido pelo secretário-executivo Elton Zacarias. Na agenda de discussões, a expansão das plataformas de cooperação, sobretudo a partir do projeto Gripen, que prevê a fabricação de caças para a Força Aérea Brasileira com transferência de tecnologia.
Durante o encontro no MCTIC, o secretário Niklas Johansson ressaltou a importância de expandir a cooperação com base nesta plataforma. "Temos que tentar extrair os melhores resultados do nosso acordo", ressaltou.

"A plataforma deve ter uma base de ciência e tecnologia para se transformar em uma ferramenta de exportação, novas parcerias e produtos inovadores", acrescentou o secretário Elton Zacarias.
Na reunião, foi apresentado documento inédito elaborado pela Swedish Agency for Growth Policy Analysis em parceria com a Universidade de Linköping, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Fundação Dom Cabral sobre a cooperação no setor aeronáutico entre Brasil e Suécia. As discussões continuam nesta quinta-feira (6) no seminário Spill Over Effects - The Pathway Towards Co-Creation, que será realizado no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). 

No evento, serão avaliados os impactos do Gripen nos setores industrial e de ciência, tecnologia e inovação. Participam do seminário o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, representantes brasileiros do Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia em Aeronáutica e especialistas do setor.

Os secretários também discutiram a possibilidade de intercâmbio de pesquisadores para aprofundar os estudos com luz síncroton de quarta geração uma vez que o Brasil está construindo seu acelerador Sirius em Campinas (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.