segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

CNPq divulga vencedor da edição 2017 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia

MCTIC
26 de janeiro de 2017

Samuel Goldenberg receberá a láurea em cerimônia na Escola Naval do Rio de Janeiro. Crédito: ICC Fiocruz Paraná

Pesquisador Samuel Goldenberg é especialista no estudo da biologia molecular. Entre suas principais contribuições está a pesquisa relativa à diferenciação do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas. Atualmente, ele é diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná. Premiação faz homenagem ao almirante, engenheiro, idealizador e primeiro presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná, Samuel Goldenberg, é o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia deste ano. A mais importante honraria em ciência e tecnologia do país, a premiação é concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) –, em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. A láurea está prevista para ser entregue em maio, no auditório da Escola Naval do Rio de Janeiro.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e colaborador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Goldenberg graduou-se em ciências biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez mestrado na mesma área e possui doutorado pela Universidade de Paris VII.

O pesquisador tem experiência e formação na área de biologia molecular, com ênfase em parasitologia molecular, atuando principalmente nas áreas de diferenciação de Trypanosoma cruzi – protozoário causador da Doença de Chagas –, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico.

Entre 2006 e 2008, foi presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz) e da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), em 2013 e 2014. Foi membro do Comitê Assessor de Genética do CNPq e do corpo editorial do periódico Gene. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), agraciado, em 2006, com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador. Goldenberg publicou 143 trabalhos científicos e seis capítulos de livros. Possui 121 trabalhos publicados e mais de 2.800 citações no buscador Web of Science.

Pesquisadores eméritos

Durante a cerimônia, também serão concedidos títulos de pesquisador emérito a oito cientistas. São eles: Ângelo Barbosa Monteiro Machado (UFMG), Fábio de Melo Sene (USP), Ingedore Grunfeld Villaça Koch (Unicamp), Jorge de Lucas Junior (Unesp), Jorge Luiz Gross (UFRGS), Jose Arthur Giannotti (Cebrap), Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV), Othon Henry Leonardos (UnB), Ricardo de Araújo Kalid (UFSB) e Sandoval Carneiro Junior (UFRJ).

O prêmio menção especial de agradecimentos será entregue ao deputado federal Sibá Machado.

A premiação

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia foi instituído em 1981, ainda como Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia. A premiação consiste em medalha, diploma, importância em dinheiro equivalente a R$ 200 mil e uma viagem à Amazônia, a bordo do navio de Assistência Hospitalar na Amazônia, oferecida pela Marinha do Brasil.

Em 1986, passou a fazer referência ao almirante, engenheiro, idealizador e primeiro presidente do CNPq. É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: ciências exatas, da Terra e engenharias; ciências humanas e sociais, letras e artes; e ciências da vida.

Para mais informações sobre o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, acesse esta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.