segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Previsão climática para o verão indica situação alarmante na região Nordeste

MCTIC
25 de novembro de 2016

Chuvas na região Nordeste deverão ficar abaixo da média histórica no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Foto: divulgação/internet

Região terá chuvas abaixo da média histórica entre dezembro e fevereiro, informam meteorologistas do MCTIC. Sudeste depende de chuvas acima da média para normalizar reservatórios de água.

As chuvas na região Nordeste deverão ficar abaixo da média histórica no período de dezembro a fevereiro de 2017. Já no Sudeste e Centro-Oeste do país, mesmo com o início da estação chuvosa, os reservatórios somente irão retornar ao nível normal com a ocorrência de chuvas acima da média. Os dados estão na Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgada nesta sexta-feira (25).

"As projeções são alarmantes, mas piores para o Nordeste. A tendência é de chuvas abaixo da média histórica para o trimestre", afirma a pesquisadora Renata Tedeschi, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

"A seca prolongada castiga o Nordeste desde 2010, ficou mais acentuada em 2012 e agora temos uma previsão abaixo do esperado. Isso ocorre, em parte, porque o La Niña não está bem configurado ainda. A projeção é de La Niña de curta duração e fraca intensidade. Se fosse de alta intensidade as chuvas aumentariam no Nordeste. Então, o que comanda o clima no Nordeste é o Atlântico Norte, que está aquecido", explica.

Segundo a pesquisadora, se as chuvas no Sudeste continuarem dentro da média, os reservatórios não irão voltar aos níveis normais. "O reservatório de Três Marias, por exemplo, só vai retornar à vazão normal se chover 25% acima da média histórica. Se a precipitação ficar dentro da média normal para o período, o nível continuará baixo, mas de modo geral, a previsão climática para dezembro, janeiro e fevereiro para as duas regiões apresenta baixa previsibilidade. O ideal é acompanhar as previsões", diz.

No Norte do país, a previsão aponta para a ocorrência de chuvas dentro do normal para o período com probabilidade de aumento acima da média. Na região Sul, se houver alteração da precipitação, deverá ser abaixo da média histórica. "No entanto, tudo indica que no Sul deve ficar dentro da média climatológica", afirma Tedeschi.

Em todo o país as temperaturas deverão manter-se dentro do normal para o trimestre.

A previsão é elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) que tem a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além do Inpe.

Acesse o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.