sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia reúnem 8,7 mil pesquisadores

MCTIC
3 de novembro de 2016

Mais de 400 laboratórios do país estão envolvidos nas pesquisas selecionadas para o segundo ciclo do programa INCT. Crédito: Laboratório Nacional de Biociências

No segundo ciclo, programa do CNPq indica o financiamento de 101 projetos de pesquisa com impacto em áreas estratégicas e na fronteira do conhecimento, como energia, nanotecnologia, TICs, saúde e questões ambientais.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) selecionou 101 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para o segundo ciclo do programa. Os projetos selecionados na Chamada Pública nº 16 de 2014 envolvem 8.738 pesquisadores de 410  laboratórios, localizados nas 27 unidades da federação. O programa INCTs consolida e forma redes de pesquisa com impacto em áreas estratégicas e na fronteira do conhecimento.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm o maior número de sedes dos INCTs selecionados, com 33, 19 e 10 projetos, respectivamente. O financiamento também está previsto para redes lideradas por laboratórios do Amazonas (2), Bahia (6), Distrito Federal (4), Goiás (1), Maranhão (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (4), Piauí (1), Paraná (2), Rondônia (1), Rio Grande do Sul (9), Santa Catarina (4) e Sergipe (1).

A região Sudeste concentra 62 sedes de projetos, 192 laboratórios associados e 4.599 pesquisadores. São 15 INCTs liderados por instituições de estados do Sul, 14 do Nordeste, sete do Centro-Oeste e três do Norte.

A lista abrange áreas como agropecuária, biodiversidade, energia, nanotecnologia, problemas urbanos, questões ambientais e tecnologias da informação e comunicação. Somente em saúde há grupos dedicados a doenças cerebrais, genéticas, hormonais, negligenciadas e tropicais, câncer, dengue, diabetes, obesidade e tuberculose, além do desenvolvimento de vacinas, fármacos e medicamentos e de genômica comparativa, medicina regenerativa, pesquisa com células-tronco, psiquiatria e resistência a antimicrobianos.

Financiamento

O edital envolve recursos do CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), de fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Outras entidades, públicas ou privadas, ainda podem compor o grupo financiador, ao apoiar propostas recomendadas por mérito científico, mas não contempladas entre os 101 projetos iniciais. Esses candidatos têm opção de solicitar um "selo INCT", que os credencia a receber aportes.

Criado em 2008, o programa reúne especialistas de diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em busca de soluções para grandes problemas nacionais. O primeiro ciclo da iniciativa apoiou 126 INCTs. A última chamada recebeu 345 propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.