quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ministro trabalha para intensificar cooperação com a Noruega em petróleo e gás

MCTIC
23 de novembro de 2016

O ministro Gilberto Kassab recebeu em audiência o ministro do Petróleo e Energia da Noruega, Tord Lien. Foto: MCTIC

Em reunião com o ministro interino de Minas e Energia e o ministro do Petróleo e Gás da Noruega, Kassab cria grupo de trabalho para fortalecer relações bilaterais. "É uma nova fase na relações entre os países", disse.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, recebeu nesta terça-feira (22) o ministro do Petróleo e Energia da Noruega, Tord Lien, para discutir a cooperação entre os dois países, especialmente, no setor de petróleo e gás. No encontro, Kassab anunciou a criação de um grupo de trabalho dentro da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, em conjunto com os ministérios de Minas e Energia (MME) e das Relações Exteriores (MRE), para intensificar a cooperação bilateral. "Este momento é uma nova fase na relação entre os países com um forte vínculo na área de ciência e tecnologia", disse.

Em 2013, o MCTIC e o Ministério de Petróleo e Gás da Noruega criaram uma força-tarefa para traçar a Estratégia Brasil-Noruega para o Século 21. Recentemente, a empresa estatal norueguesa Statoil adquiriu 60% de participação na exploração de petróleo no campo de Carcará. Já em 2015, a Finep lançou edital para apoiar parcerias entre empresas e instituições de pesquisa do Brasil e da Noruega para o desenvolvimento de tecnologias no setor de petróleo e gás. Foram disponibilizados R$ 5 milhões em subvenção econômica por parte da Finep e cerca de R$ 4,4 milhões em recursos não reembolsáveis por parte do Conselho de Pesquisa Norueguês para projetos em tecnologias submarinas, recuperação avançada de petróleo e tecnologias ambientais.

"Estou muito satisfeito com a maneira e a agilidade com que a Finep e o Conselho de Pesquisa Norueguês deram seguimento ao nosso acordo", elogiou o ministro Tord Lien, acrescentando que, para a experiência de sucesso na exploração de petróleo na Noruega, foi fundamental o uso do ambiente de pesquisa e desenvolvimento do país, formado por empresas, governo e universidades, trabalhando em conjunto com uma estratégia em comum.

O ministro interino das Minas e Energia, Paulo Pedrosa, apontou o caminho para o desenvolvimento do setor no Brasil. "A nossa diretriz geral é buscar competitividade para o setor," disse. "Queremos que o Brasil além de desenvolver sua indústria de petróleo e gás, possa exportar serviços e componentes. Isso está exigindo do governo repensar suas políticas para que o setor de energia possa melhor contribuir para o desenvolvimento e a criação de empregos no país."

Além dos ministros, participaram da reunião o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do MRE, embaixador Benedicto Fonseca, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix Bezerra, e a embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.