quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ITA recebe Dr. Miguel Nicolelis em Encontro de Iniciação Científica

ITA
27 de outubro de 2016

Foto: ITA

O XXII ENCITA aconteceu nesta quinta-feira (27). Na ocasião, bolsistas do PIBIC de 2015 e 2016 apresentaram seus trabalhos

O ITA promoveu nesta quinta-feira (27) o XXII ENCITA – Encontro de Iniciação Científica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O evento contou com a presença do Dr. Miguel Angelo Laporta Nicolelis, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, que ministrou a palestra “O Cérebro Humano como Centro do Nosso Universo”.

O encontro teve o objetivo de apresentar as produções de 2015 e 2016 dos alunos bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Os trabalhos foram expostos a todos os visitantes. A bolsista Ingrid Regina dos Santos Lacerda, que recebeu o título de melhor trabalho do XXII ENCITA, teve a oportunidade de se apresentar com a palestra “Avaliação da Resistência à Fluência da Liga ti-6al-4v com Tratamento Térmico”.

A abertura foi proferida pelo reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, que afirmou “a iniciação científica desperta a criatividade do aluno para pesquisa, seja ela na área acadêmica ou industrial”.

Ao início de sua palestra, o Dr. Miguel Nicolelis também relatou sobre a importância do evento. “A iniciação científica é uma das coisas mais importantes da academia. O uso do conhecimento na melhoria da relação humana é fundamental”, completou. Ele ainda relatou que foi em suas pesquisas de graduação que despertou seu interesse pela pesquisa.

O doutor Miguel Nicolelis é um médico e cientista brasileiro considerado um dos vinte maiores cientistas do mundo no começo da década passada pela revista "Scientific American” e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Atualmente lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Durham, Estados Unidos) no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina).

Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.