quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Embraer e SAAB inauguram Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen

Agência CT&I
23 de novembro de 2016

Imagem ilustrativa

A Embraer e a SAAB  deram um passo importante na construção do Gripen NG. Parceiras no desenvolvimento e produção do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), as empresas inauguraram, em Gavião Peixoto (SP), o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, que consiste na base de transferência de tecnologia da empresa sueca para os sócios brasileiros.

Segundo as empresas, até 2024 cerca de 350 profissionais passarão por cursos na sede da empresa na Suécia. Os especialistas vão adquirir habilidades e conhecimentos o que possibilitarão extenso trabalho de desenvolvimento e produção da aeronave. Isto Inclui a montagem final dos caças.

Cerca de 100 brasileiros já participaram dos treinamentos e começam a desenvolver trabalhos no centro do Gripen. Para o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a mão de obra especializada garante ao País o conhecimento tecnológico. “O Brasil, em suas dimensões, tem por destino projeção global. Se hoje vivemos num cenário onde não identificamos ameaças, a verdade é que esse bônus da providência não será eterno”, destacou.

Para o diretor geral do Programa Gripen Brasil, Mikael Franzén, o país pode se transformar numa plataforma de produção e exportação. O contrato firmado entre o governo brasileiro a companhia sueca prevê a construção de 36 aviões, sendo 28 de um assento e oito de dois assentos. “Chamamos o Gripen de caça inteligente devido a sua fácil utilização. Um avião de multimissões que pode fazer diferentes tipos de reconhecimentos”, explicou Franzén.

A expectativa é de que os primeiros aparelhos comecem a ser entregues em 2019. Além de Gavião Peixoto, as empresas terão centros de operação em São Bernardo do Campo (SP) e Porto Alegre (RS).

(Agência Gestão CT&I/ABIPTI, com informações da do Ministério da Defesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.