segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete de treinamento com sucesso

FAB - Agência Força Aérea
Tenente Flávio Nishimori
15 de outubro de 2016


FAB

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, realizou, na sexta-feira (14/10), o lançamento de um Foguete de Treinamento, na Operação Falcão I/ 2016. A operação, iniciada na última segunda-feira (10/10), tem por finalidade o treinamento operacional das equipes e meios de apoio, preparação, lançamento e rastreio de foguetes, e ainda, a obtenção de dados para a qualificação e certificação do foguete.


O lançamento ocorreu às 11h45min pelo horário local e envolveu mais de 100 militares e servidores do CLA. O veículo seguiu conforme a trajetória prevista voando por 2min45s até a queda no Oceano Atlântico a 18km de distância do local de lançamento.

O foguete veículo atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31km em pouco mais de um minuto após o lançamento. Outro objetivo importante do lançamento foi atender aos requisitos de recebimento do Lançador Móvel, proveniente do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), visando qualificá-lo para as atividades operacionais do CLA.



“O lançamento foi fundamental para atestarmos a eficiência do trabalho de quase um ano, dedicado à recuperação e operacionalidade de todos os sistemas do CLA, além de treinarmos as equipes, testarmos procedimentos e verificarmos todos nossos meios visando a realização de operações com veículos de maior porte, a exemplo do foguete VSB-30, previsto dentro das atividades da Operação Rio Verde”, afirma o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA.

Este foi o 30º Foguete de Treinamento lançado a partir de Alcântara como parte do projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN), que desde 2009 tem mantido equipes e meios operacionais nos centros de lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI), localizados no Maranhão e no Rio Grande do Norte, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.