quarta-feira, 5 de outubro de 2016

AEB participa da SBPC regional em Palhoça, Santa Catarina

AEB
3 de outubro de 2016



Com o tema “Cidades e Sustentabilidade”, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participa a partir de quarta-feira (05.10), na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro acontece no período de 5 a 8 de outubro, na Unidade Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Para que o público se interaja e conheça as ações realizadas no setor espacial do país, a AEB apresenta o Programa Espacial Brasileiro, por meio de oficinas e atividades interativas, com temas voltados para a área de satélites, plataforma, veículos espaciais e astronomia.

Uma das principais atrações da exposição é a tradicional oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafa pet. A atividade apresenta o princípio do funcionamento de um foguete e sua utilidade. As oficinas buscam ensinar a prática de experimentos que associam os conceitos teóricos da área espacial para a realização de atividades pedagógicas que facilitam o aprendizado científico.

Outro destaque no estande da AEB é a oficina com Carrinho Robótico, que mostra a importância da robótica no setor espacial e como é feita a exploração em ambientes fora da terra. Ao participar dessa oficina, os visitantes podem controlar a distância e ultrapassar desafios que ocorrem em missões espaciais reais.

Quem passar pela SBPC também vai conferir, no estande da Agência as sessões do planetário móvel. Durante os quatro dias do evento é possível assistir a projeções de filmes sobre Astronomia, estudos e observações de objetos celestes, como estrelas, planetas, galáxias e cometas. Além de temas que abrangem a corrida espacial, distâncias astronômicas, conceito de “ano-luz” e “unidade astronômica, entre outros temas relacionados à Astronomia e Astronáutica.

No espaço da AEB, os visitantes podem conferir a sonda Jaci III, o robô remete à noção das dificuldades de controlar uma sonda espacial que viaja milhares de quilômetros para explorar a superfície de outros planetas. O equipamento foi desenvolvido por Izaias Cabral, professor e matemático da rede pública de ensino do Distrito Federal e colaborador do Programa AEB Escola.

A AEB também vai distribuir material, como cartilhas Colorindo e Aprendendo, dobraduras de satélites, fôlder institucional da AEB, além da exposição de Mock ups, réplicas das roupas usadas pelo astronauta, Marcos Pontes, em sua ida ao espaço, no tamanho adulto e infantil.

SBPC Regional – O evento científico anual tem como principal objetivo popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. A SBPC é aberta ao público e apresenta exposições, conferências, mesas-redondas, minicursos, entre outras atividades. No sábado (08.10), acontece o “Dia da Família na Ciência”, atividade voltada para a interação com a sociedade, e mostra que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas

O tema “Cidades e Sustentabilidade” contará com nove conferências e dez mesas-redondas destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e demais interessados. Entre os destaques das mesas-redondas estão: “Acessibilidade nas cidades”, “Liberdade de Expressão”, “A Relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão e o Desenvolvimento Profissional Docente”, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.