segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Senado vai à São José dos Campos discutir o setor Aeroespacial

Redação SindCT
Shirley Marciano
19 de setembro de 2016


Senador Lasier Martins, Presidente da CCT 


No dia 7 de outubro, a partir das 14h, acontece no Parque Tecnológico de São José dos Campos o 2° Ciclo de Palestras da Comissão de Ciência e Tecnologia nos Estados. O evento-- promovido pelo Senado junto à parceiros locais --será dividido em duas mesas temáticas, nas quais terão um palestrante e um grupo de debatedores em cada uma. O Senador Lasier Martins, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), fará abertura do evento e acompanhará a apresentação durante toda a tarde.


Na Mesa 1, o palestrante será Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) vai tratar do tema: "Avaliação panorâmica dos investimentos e respectivos impactos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". Para debater o assunto, Anderson Ribeiro Correia, Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), representando o Ministério da Defesa; José Raimundo Braga Coelho, Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB); e Leonel Fernando Perondi, Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Na Mesa 2, que vai abordar o " Caso São José dos Campos: Polo Aeroespacial", contará com a palestra de Osman Cordeiro, Secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia do município de São José dos Campos. E, debatendo com ele, Marcelo Sáfadi Alvares, representando o Diretor do Parque Tecnológico de São Jose dos Campos; Paulo César de Souza e Silva, Presidente da Embraer, representando as empresas do setor Aeroespacial; e o Deputado Federal Eduardo Cury, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara e ex-prefeito de São José dos Campos.

Sempre ao final dos blocos o público poderá fazer perguntas.

Horário
Palestrante/foco
Mesa 1
14h00 - 14h15
Abertura: Senador Lasier
14h15 - 14h35
Palestrante 1 (20 minutos):
Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Tema: Avaliação panorâmica dos investimentos e respectivos impactos da C, T & I no Brasil.
Abordagens
1) Programas nacionais e estaduais de maior impacto no fomento à pesquisa e inovação;
2) Principais vantagens, gargalos e desafios para inovar e competir no cenário atual;
3) Indicadores de conversão de papers em patentes;
4) Indicadores de conversão de patentes em negócios e inovação;
5) Percentual de retorno do investimento em C, T & I.
14h35 - 15h10
Debatedores (10 a 15 minutos cada)
1) Dr. Anderson Ribeiro Correia - Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica  (ITA), Representante do Ministério da Defesa;
2) Dr. José Raimundo Braga Coelho - Presidente da Agência Espacial Brasileira  (AEB);
3) Dr. Leonel Fernando Perondi - Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  (INPE).
15h10 -15h45
Perguntas da plateia para a mesa 1 (3 perguntas e 4 respostas com 2 minutos para cada pergunta e 3 minutos para cada resposta, sendo 18 a 25 min no total)
Mesa 2
15h45 - 15h50
Abertura da mesa: Senador Lasier Martins -  
15h50 - 16h20
Palestrante 2 (20 minutos)
Osman Cordeiro, Secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia do município de São José dos Campos. 
Tema: Caso São José dos Campos: Polo Aeroespacial
Abordagens
O processo de instalação do cluster aeroespacial de São José dos Campos – atores relevantes, o processo de implantação, desdobramentos e impactos; perspectivas futuras (gargalos e perspectivas); possibilidades de replicação do modelo para outras regiões brasileiras; o que podemos aprender?
16h20 - 17h05
Debatedores (10 a 15 minutos cada) 
1) Marcelo Safadi Alvares, representando o Diretor-Geral do Parque Tecnológico de São Jose dos Campos;
2) Paulo César de Souza e Silva, Presidente da Embraer, representando as empresas e indústrias aeroespaciais brasileiras;
3) Deputado Federal Eduardo Cury - membro da CCTCI da Câmara e ex-prefeito. 
17h05 - 17h40
Perguntas da plateia para a mesa 2 (3 perguntas e 4 respostas com 2 minutos para cada pergunta e 3 minutos para cada resposta, sendo 18 a 25 min no total)
17h40 - 18h00
Conclusões e agradecimentos:  Lasier Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.