segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Países do Brics reforçam cooperação científica em conferência sobre desastres naturais

Cemaden
19 de agosto de 2016

Crédito: Reprodução da internet

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul vão discutir projetos conjuntos e plano de trabalho na área de ciência e tecnologia. Diretor do Cemaden vai coordenar sessão especial sobre prevenção de desastres em regiões costeiras. Brasil tem papel importante no cenário mundial, afirma.

A cooperação científica entre os países que formam o Brics será reforçada com a realização da 26ª Conferência Conjunta de Regiões Costeiras (Emecs 11) entre os dias 22 e 27 de agosto em São Petersburgo, na Rússia. O evento vai discutir a implementação de projetos multilaterais de pesquisa e o plano de trabalho de 2015 – 2018 na área de ciência e tecnologia por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, vai coordenar sessão especial sobre a prevenção de desastres em regiões costeiras. Segundo ele, as ações adotadas a partir do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, em 2012, colocam o país como um ator importante no cenário internacional.
"As experiências do Brasil no sistema de monitoramento e alertas, as questões de mapeamento de áreas de risco e a prevenção, respostas e mitigação de desastres naturais, aliados ao suporte da ciência e tecnologia, são focos importantes nas discussões e no intercâmbio de informações entre os países do Brics", disse.

A conferência vai discutir a situação das áreas prioritárias em cada um dos países do Brics, considerando a posição geográfica e as diversas questões na prevenção e mitigação dos desastres naturais. Também serão abordadas as articulações entre as nações para o intercâmbio e o desenvolvimento de produtos científicos e tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.