sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Governo inaugura laboratório especializado em inovação no setor público

Agência CT&I
18 de agosto de 2016




Em resposta à crescente demanda para acelerar o processo de inovação nas políticas públicas, nas atividades administrativas e nos serviços públicos oferecidos ao cidadão, o governo federal inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Laboratório de Inovação em Governo (G.Nova). Criado para a incentivar a criatividade e a imersão de servidores e colaboradores no desenho de projetos, o espaço oferecerá oficinas de cocriação, além de grupos de trabalho e outras formas de parcerias voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que sediará o laboratório. Para o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, é neste ambiente que o Estado brasileiro poderá testar, validar e acelerar soluções que tragam, para cidadãos e empresas, iniciativas rápidas, econômicas e efetivas para os problemas do cotidiano.

“Nossa preocupação diária é construir uma cultura voltada para a inovação, para a simplificação e para a articulação de projetos de alto impacto, que resultem em redução do tempo de entrega de soluções ao cidadão”, afirmou Oliveira. Estão previstas ações como estudos e pesquisas sobre restrições à inovação, avaliação de custos de impactos sociais de projetos de inovação, programa de capacitação para servidores em metodologias de inovação e a constituição de uma base de apoio à implementação de governo digital.

Serão priorizadas experiências que tornem a relação entre governo e sociedade mais eficiente, e que busquem desburocratizar o relacionamento com a iniciativa privada. “As capacitações contribuirão para a formação de servidores públicos aptos a tratar as grandes questões contemporâneas que impactam o governo federal e a repensar os meios pelos quais ele oferece seus serviços, a partir de uma visão voltada para a sociedade”, disse o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do MP, Luis Felipe Monteiro.

O objetivo do espaço é auxiliar na construção e difusão de uma cultura permanente de inovação no setor público e na ampliação da eficiência e efetividade de processos, serviços e políticas públicas voltadas aos cidadãos.

A construção do G.Nova é uma das medidas pactuadas no Memorando de Entendimento assinado em março de 2016 entre o Brasil e a Dinamarca, com foco no desenvolvimento de iniciativas para aumentar a eficiência e a transparência do serviço público. O governo dinamarquês dará apoio e suporte técnico a experiências que tornem a relação entre o poder publico brasileiro e a sociedade mais eficiente.

Com experiência na área de tecnologia da informação voltada para negócios, a Dinamarca compartilhará conhecimentos para construção de políticas sobre soluções digitais. O país ocupa 1º lugar no ranking internacional de transparência governamental e 3º em ambiente para fazer negócios, segundo relatório do Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.