quinta-feira, 7 de julho de 2016

ITAndroids participa da RoboCup 2016

ITA
07 de julho de 2016

ITA
Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a equipe ITAndroids, grupo de robótica do ITA, participou da RoboCup 2016, a principal competição internacional de robótica, que esse ano aconteceu em Leipzig, na Alemanha. A equipe iteana se classificou para essa competição em duas categorias: Soccer 2D Simulation e Soccer 3D Simulation. Ambas as categorias trabalham com futebol de robôs em ambientes virtuais, sendo o Soccer 3D um futebol de humanóides. A equipe conquistou o 13º lugar do mundo na categoria Soccer 2D, repetindo sua posição no ano anterior e o 6º lugar na categoria Soccer 3D, cuja posição no ano passado foi de 11º lugar.

A classificação para essa competição internacional se deu pelos bons resultados que a equipe obteve na LARC 2016 (Competição Latino Americana de Robótica). “A nossa classificação foi fruto do trabalho das equipe nas categorias em que nos classificamos. Neste ano, conquistamos o título de 1º lugar nacional pela 4ª vez consecutiva na categoria Soccer 2D Simulation e de 2º lugar nacional na categoria Soccer 3D Simulation. Alcançar o pódio na categoria já foi classificatório para a RoboCup”, explicou o professor Marcos Máximo, líder do grupo de robótica e professor do ITA do departamento de Ciência da Computação.

Devido aos bons resultados, a equipe conseguiu levar 10 membros mais experientes para a Alemanha, com o intuito de representar o ITA na competição. “Chegamos bem preparados para a RoboCup 2016. Conseguimos avanços significativos no algoritmo do Soccer 3D que ampliam bastante as chances de fazer gols no adversário. Agora, por meio de algoritmos de otimização, é possível chutar a bola em direção ao gol de grandes distâncias e marcar o ponto para o time. A expectativa esse ano para um bom resultado foi muito grande. E isso foi mostrado na competição. Conseguimos evoluir bastante, de 2015 para esse ano evoluímos cinco posições no mundo. Hoje alcançamos o 6º lugar!”, comentou Dicksiano Melo, aluno do ITA e líder do Soccer 3D na ITAndroids.

Apesar da grande expectativa, o maior legado da competição é o aprendizado e o amadurecimento na resolução de problemas de engenharia reais. “Por meio de projetos de robótica como o Soccer 2D, é possível entender mais sobre algoritmos, ver como funcionam as árvores de decisão estratégicas e assim aprender Inteligência Artificial de uma forma prática”, comentou Miguel, aluno do ITA e líder do Soccer 2D. “E isso tudo pode ser proporcionado graças à ITAndroids, ao ITA, à AASD (Associação Acadêmica Santos Dumont), à Poupex e à Radix, nossos patrocinadores. Gostaria também de agradecer ao apoio de todos da equipe por proporcionar essa experiência”, finalizou.

Fonte: Diretoria de Marketing da ITAndroids (Felipe Celso e Alynne Justa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.