sexta-feira, 22 de julho de 2016

Impa lança portal para monitorar imagens e notícias dos Jogos nas redes sociais

Impa, via MCTIC
22 de julho de 2016

Divulgação/Impa

Projeto ObservatóRio2016 cria gráficos interativos que permitem comparar temas e esportes mais citados durante a Rio 2016. Depois do evento, página vai servir como memória digital da Olimpíada no Brasil.

Um portal lançado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) permite aos internautas monitorar assuntos, imagens e notícias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A partir dos dados coletados em redes sociais como o Instagram e, principalmente, o Twitter, o projeto ObservatóRio2016 cria gráficos interativos em que é possível visualizar e comparar os temas, esportes e hashtags mais populares.

Os comentários e notícias sobre os eventos foram agrupados de diferentes formas. Por meio do portal, é possível acessar o volume de menções às modalidades olímpicas; os países mais associados a determinados esportes; os tópicos mais citados diariamente desde 1º de maio; comparar as alusões positivas e negativas ao evento; e acompanhar o tour da tocha olímpica por meio de imagens publicadas nas redes sociais.

Segundo o coordenador do ObservatóRio2016, Luiz Velho, o projeto faz parte de uma pesquisa que envolve várias disciplinas como matemática, inteligência artificial, design e mídias. Ao final dos Jogos, o portal continuará no ar, servindo como uma memória digital do evento, que pode ser usada para consulta e, até mesmo, novas pesquisas.

"O portal vai ser como uma super biblioteca do futuro. Essa pesquisa é uma maneira de contribuir com a sociedade para que ela veja as Olimpíadas de uma forma diferente. Ao mesmo tempo, esse banco de dados vai ficar como um legado para o Brasil, o Rio de Janeiro e as Olimpíadas em geral", afirma.

O projeto foi feito pelo laboratório Visgraf, que faz parte do Impa e promove pesquisas nas áreas de visão, computação gráfica e multimídia.
Acesse a página do ObservatóRio2016 neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.