terça-feira, 21 de junho de 2016

Com capacitação de usuários e conhecimento no estado da arte, DPI amplia o uso de geotecnologias pela sociedade

INPE Informa
21 de junho de 2016

Mapa do município de Santos mostrando os pontos de ônibus existentes

As demandas cada vez maiores e diversificadas por produtos e serviços ligados às geotecnologias têm direcionado a Divisão de Processamento de Imagens (DPI), do INPE, para atividades de capacitação, treinamento e assessoria, que proporcionam a multiplicação do conhecimento gerado, possibilitando a sua expansão e disseminação. Ao mesmo tempo, a equipe avança continuamente seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em processamento digital de imagens de satélites e sensores remotos e em geoprocessamento, assegurando o domínio tecnológico nesse segmento. "A popularização do uso de ferramentas de processamento de imagens e geoprocessamento permite que o INPE se concentre no estado da arte, desenvolvendo aquilo que ainda não está disponível no mercado", explica Lubia Vinhas, chefe da DPI, divisão ligada à Coordenação de Observação da Terra (OBT). 

A estruturação da TerraLib, a partir de 2002, abriu as portas para uma ampla gama de produtos gerados tanto pelo INPE como por instituições públicas e privadas capacitadas pela DPI. A TerraLib é uma biblioteca de classes e funções para o desenvolvimento de aplicações específicas, com código aberto, disponível gratuitamente na internet. Ou seja, o INPE disponibiliza à sociedade uma biblioteca de componentes que podem ser acessados e utilizados pelos usuários para desenvolverem aplicações próprias, customizadas, de acordo com as suas necessidades específicas. 

Os algoritmos de processamento de imagens, processamento de dados vetoriais e gerência de bancos de dados permitem a construção de soluções para problemas como, por exemplo, sistemas de informação geográfica (SIG) para monitoramento e controle de serviços de saneamento básico. Ou, ainda, o projeto SIGSantos, que disponibiliza mapas temáticos georreferenciados de diversos setores da gestão municipal, como indicações de pontos de ônibus e ciclovias, acidentes de trânsito, postes de iluminação e hidrantes, além da geração de plantas oficiais do município e consulta à lei de uso e ocupação do solo com mecanismo de busca por endereço. A iniciativa visa auxiliar a tomada de decisão estratégica da gestão pública por meio da unificação e integração de todas as informações referentes ao espaço geográfico do município de Santos entre as secretarias da municipalidade, além de democratizar o acesso à informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.