quarta-feira, 1 de junho de 2016

Blog Espacial recebe reclamação relativa à matéria sobre o diretor do CTI

Redação SindCT
Shirley Marciano
1 de junho de 2016 [atualizado em 02/06 - 17h02]



Recebi uma reclamação em referência a matéria que reproduzimos no dia 23 de maio, intitulada "Ministério da Ciência mantém há um ano diretor de centro com mandato encerrado", do blog Direto da Ciência, de autoria do jornalista Maurício Tuffani.

Bem, não cabe a mim dizer se a matéria do colega jornalista está correta ou não, mas segue o argumento do reclamante, que publico na íntegra. 

[atualizado em 02/06 - 17h02] Houve desdobramentos acerca do assunto. Acesse o blog do jornalista aqui.

Ele enviou esse comentário aqui no blog Espacial, mas por algum problema da ferramenta, não entrou: 
"Aos leitores do Blog SindCT Espacial,

Respeito o anonimato quando serve para veicular ou dar vazão a dados e informações de interesse público mas que por força de interesses espúrios não estão disponíveis publicamente.
Não é esse o caso da tentativa patética de "análise" perpetrada por meio do texto acima [abaixo] em itálico, cujos argumentos não se sustentam por si próprios e seriam autodestruídos se tivessem sido expostos diretamente junto à minha coluna à qual eles se referem (http://goo.gl/DLI9yr), que foi indicada no clipping do Blog SindCT Espacial”.
Longe de me trazer qualquer constrangimento, a publicação desse comentário intelectualmente indigente que foi covarde e anonimamente enviado para o “Blog SindCT Espacial” não só reforça minha convicção de estar fazendo o que é certo, mas também me faz sentir recompensado profissionalmente, pois afinal “Notícia é aquilo que alguém, em algum lugar, quer que seja abafado. Todo o resto é publicidade”.
Respeitosamente,
Maurício Tuffani, editor
Direto da Ciência

Esclarecimentos são sempre bem vindos.

Shirley Marciano

_________________________________________________________________________________

Prezados Colegas,
Com relação à matéria “Ministério da Ciência mantém há um ano diretor de centro [CTI] com mandato encerrado” , divulgada na internet no seguinte endereço:https://www.facebook.com/ascti/ (acesso em 31/05/2016), contendo um “hiperlink” para o seguinte endereço web:http://sindctespacial.blogspot.com.br/2016/05/ministerio-da-ciencia-mantem-ha-um-ano.html , publicado por Shirley Marciano em 23/05/2016 e de autoria de Maurício Tuffani, editor do “site” “http://www.diretodaciencia.com/” 

Sobre a referida matéria, apresento a análise que segue. Pelas razões expostas a seguir entendo que o alegado na matéria intitulada “Ministério da Ciência mantém há um ano diretor de centro [CTI] com mandato encerrado” não procede. Explicando-me. Em havendo a recondução do Diretor de qualquer UP ou OS do MCTI, sendo esta uma possibilidade prevista pelo Estatuto dessas Instituições – em processo eletivo, resultando em lista tríplice de candidatos, a ser submetida ao Ministério e de escolha do ministro em exercício, não ocorre obviamente, ao final dos primeiros 4 anos de gestão, a exoneração do cargo. Se tal ocorresse, sim, haveria necessidade de publicação no Diário Oficial. Contudo, em se mantendo o Diretor na função, permanece válida a publicação anterior (quando da primeira posse); sendo ela ratificada, e dada publicidade, mediante simples consulta pública ao Portal da Transparência, da Controladoria Geral da União ( http://www.portaldatransparencia.gov.br/ ). Assim foi com a recondução do Diretor do CTI, o Dr. Victor Mammana como também (por exemplo) com o Diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica, o Dr. Bruno V.C. de Souza. Talvez vocês não tenham se atentado quanto à gravidade das acusações e suas implicações legais, agravadas pela improcedência do afirmado. O momento do país é difícil, e devemos canalizar nossas energias para aquilo que realmente tem chance de fazer a Instituição, e consequentemente nós mesmos, atravessá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.