sexta-feira, 24 de junho de 2016

As fotos do lançamento que levou 20 satélites de uma só vez ao espaço

Zigmundo UOL
24 de junho de 2016

Foto: ISRO

A Índia vem construindo uma presença espacial de forma agressiva nos últimos anos. Eles lançaram com sucesso um veículo orbital para Marte e um pequeno ônibus espacial. Agora, o país enviou vinte satélites ao espaço de uma só vez, um recorde nacional.

Os satélites foram lançados com sucesso na manhã de quarta-feira (22) a bordo do Polar Satellite Launch Vehicle, da Índia.

Além das fotos abaixo, a agência espacial ISRO forneceu uma lista completa de todos os satélites a bordo. Quase todos são destinados a capturar imagens da Terra ou a monitorar nosso planeta a partir do espaço.

As coisas ficam um pouco mais interessantes, no entanto, quando você olha para a origem desses satélites. Quinze deles pertencem a empresas americanas ou canadenses. Organizações espaciais da Indonésia e da Alemanha também enviaram um satélite cada.

A Índia começou a aceitar satélites do exterior em 1999. Desde então, ela lançou 113 satélites – e74 deles vieram de outros países.

Até agora, a Índia tem sido capaz de operar naves espaciais com orçamentos relativamente baixos, mas à medida que o país envia mais e mais espaçonaves, os custos vêm subindo.

Ao lançar satélites vindos de todo o mundo, concorrendo com SpaceX e outras empresas crescentes no espaço privado, os indianos têm uma forma de financiar não só os seus próprios lançamentos de foguetes, como também novas naves espaciais.

Enquanto isso, o Brasil não tem muita sorte em lançar satélites: no ano passado, um foguete explodiu na base de Alcântara. Nossos foguetes são lançados com sucesso em bases no exterior, como na Europa e na Austrália.

Veja as fotos em alta resolução aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.