quinta-feira, 30 de junho de 2016

Governo garante que não há cortes de bolsas

Agência CT&I
29 de junho de 2016



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que não há cortes de bolsas. O posicionamento se fez necessário após uma reportagem publicada na Folha de São Paulo apontar que quatro bolsistas de doutorado no exterior não tiveram as bolsas renovadas. Atualmente, a Capes mantém 13.737 bolsistas no exterior nas diversas modalidades. Desses, 11.810 são do programa Ciência sem Fronteiras e 1.927 dos Programas Tradicionais. Ao todo, a Capes possui 2.057 bolsistas de Doutorado Pleno.

De acordo com a nota oficial, existem dois procedimentos no âmbito do Doutorado Pleno previstos em regulamento, no que diz respeito à duração da bolsa: renovação – refere-se a novo período de concessão, condicionado a análise de mérito; e prorrogação – tempo de permanência no exterior autorizado pela Capes para além do período descrito na Carta de Concessão, mediante mérito acadêmico e parecer da instituição onde será realizada a pós-graduação.

“Em 2016, 715 bolsistas submeteram pedidos de renovação de bolsa. Deste universo, apenas 22 (3%) não obtiveram a recomendação de renovação da bolsa pelos consultores e entraram com pedido de reconsideração. Seis tiveram sua renovação aprovada e outros 15 encontram-se em análise de mérito, tendo sido mantida a negativa de apenas um candidato, até o momento”, informa a agência ligada ao Ministério da Educação (MEC).

A Capes informa que serão revistos alguns procedimentos que podem ter causado estranheza aos bolsistas. A agência também está em contato com a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), que mantém assento no Conselho Superior da entidade, para explicar que não existem “medidas autoritárias” na condução dos programas de bolsas no exterior.

Leia aqui a íntegra da nota da Capes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.