quinta-feira, 23 de junho de 2016

Acordo internacional prevê parcerias entre institutos de pesquisa e empresas

Agência CT&I
23 de junho de 2016


A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a RVO, agência holandesa de empreendimentos, assinaram um memorando de entendimento, no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de fomentar oportunidades em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Serão estabelecidas cooperações entre institutos de pesquisa e empresas inovadoras do Brasil e da Holanda, para o desenvolvimento e fortalecimento de uma rede transnacional em cooperação científica, tecnológica e industrial. Isso ocorrerá com a troca de experiências e o desenvolvimento de planos de ação e atividades em áreas de interesse mútuo.
De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais da RVO, Bas Pulles, “há diversas oportunidades de negócio e colaboração entre Brasil e Holanda, desde tecnologias de agronegócio – área em que os dois países são líderes mundiais – até novas soluções em energia, desafio em que o mundo inteiro está imerso”.
Segundo Pulles, a Holanda tem restruturado seu sistema de inovação para lidar com os desafios desencadeados pela crise econômica mundial, que teve seu ápice há poucos anos. “Sabemos que são nesses momentos que se deve investir ainda mais em inovação. Cooperação e internacionalização são nossos focos no momento, nossa história de empreendedorismo nos move para novas parcerias. Estamos confiantes em estreitar agora nossos laços no nível das agências”, disse.
O presidente da Finep, Wanderley de Souza, ressaltou a importância de se realizarem parcerias entre agências para que os dois lados compartilhem o que têm de melhor. “Certamente há experiências inovadoras na RVO, e nós da Finep queremos aprender e também ensinar. Pretendemos estabelecer ações concretas logo em seguida”, afirmou.
Os temas em destaques para o desenvolvimento das atividades de parceria são: economia circular; bioeconomia, incluindo biotecnologia, química e biocombustíveis; energias renováveis e eficiência energética; recursos hídricos e saneamento ambiental; agricultura; ciências do mar; mobilidade urbana sustentável; aeronáutica e espaço; saúde; tecnologias facilitadoras incluindo nanotecnologia em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
(Agência Gestão CT&I, com informações da Finep)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.