domingo, 22 de maio de 2016

Informação sobre o lançamento do satélite Galileo 13 e 14

ESA Portugal
19 de maio de 2016

Concepção artística do Soyuz
Os últimos satélites do sistema Europeu de navegação satélite Galileo serão lançados em conjunto no dia 24 de Maio. Os meios de comunicação estão convidados a participar numa audioconferência no dia 23 de Maio.

A decolagem dos Galileo 13 e 14 está agendada para as 08:48:43 GMT (05:48:43 hora local, 10:48:43 CEST) no dia 24 de Maio a partir do Spaceport Europeu na Guiana Francesa, no topo de um lançador Soyuz. É esperado que fiquem operacionais, depois de um teste inicial em órbita, no final do ano. 

Outros satélites Galileo estão atualmente em preparação: a sua carga está a ser construída pelo ʽSurrey Satellite Technology Ltdʼ em Guildford, Reino Unido, enquanto as suas plataformas e integração geral são da responsabilidade do ʽOBHʼ em Bremen, Alemanha. Os satélites são exaustivamente testados no ESTEC, centro da ESA nos Países Baixos, antes de serem transportados para o Spaceport Europeu no outro lado do Atlântico. 

Este será o sétimo lançamento Galileo, configurado para levar até 14 satélites para o espaço. Estão planeados mais quatro satélites Galileo para voar no outono, lançados pela primeira vez num Ariane 5 personalizado, contabilizando assim no total 18 satélites na constelação.

Comunicado de imprensa pré˗lançamento
Paul Verhoef, Diretor do Programa Galileo da ESA e Actividades de Navegação relacionadas, irá realizar uma audioconferência sobre o Galileo na segunda-feira, 23 de Maio às 16:30 GMT (18:30 CEST).

Os meios de comunicação interessados na participação da audioconferência deverão solicitar informação de acesso através de correio eletrónico para o Gabinete de Assessoria de Imprensa: media@esa.int até dia 20 de Maio de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.