terça-feira, 10 de maio de 2016

Empresas do setor espacial enfrentam dificuldades

Jornal do SindCT
Shirley Marciano

Jadir Gonçalves (Fibraforte) , Francisco Dias (Cenic) e Thomas Shaw (Fibraforte) - Crédito: Fernanda Soares
Falta de maturidade tecnológica exige maior apoio governamental 

Indústria ainda é frágil e depende em grande medida de encomendas feitas pelo governo. Falta de planejamento e descontinuidade de projetos colocam empresas em risco. Os ziguezagues do Programa Espacial Brasileiro, e o decorrente subfinanciamento do setor espacial, estão afetando as empresas que atuam no setor e que dependem, em grande medida, das encomendas que lhes são feitas pelo governo.

É o caso da empresa Opto Eletrônica, de São Carlos, que produziu a elogiada Câmera Mux para os CBERS-3 e 4, mas corre o risco de tornar-se subsidiária de uma empresa europeia, porque a baixa demanda brasileira de encomendas tornou inviável manter toda a estrutura e funcionários. Muitos servidores do INPE e também do DCTA questionam as empresas da área espacial por ficarem muito dependentes do governo para lhes prover contratos.

Dizem que deveriam buscar seu próprios meios, que seria fazer o seu desenvolvimento para vender ao mercado interno e fora dele. Mas as empresas são unânimes em dizer que é necessário um estímulo inicial por parte do Estado, e explicam suas razões. “Hoje não temos maturidade tecnológica suficiente. Para que consigamos vender nossos produtos com valor tecnológico agregado, necessariamente, precisamos buscar uma qualificação em voo. 

Já participei de concorrência internacional e consegui oferecer o melhor preço. Ou seja: somos competitivos. Porém, apenas por uma única especificação nossa empresa ficou de fora, que é justamente a experiência em voo bem sucedida”, explica Jadir Nogueira Gonçalves, presidente da empresa Fibraforte, de São José dos Campos. Ele conta que concorreu com um propulsor de 5 Newtons, o mesmo que vai na Plataforma Multimissão para o satélite Amazonia-1 (PMM- -AMZ-1), que ainda está bem longe de ser lançada. 

Quando se fala em tecnologias espaciais, o termo evoca uma série de tecnologias relacionadas a setores que possuem viés estratégico, como é o caso da área de comunicação de voz e dados civil e militar, GPS, monitoramento da Amazônia e das fronteiras e muitos outros. Hoje, praticamente, só se utilizam satélites estrangeiros no Brasil. 

O CBERS-4, que foi lançado no final de 2014, tem um papel importante e é uma tecnologia praticamente dominada em 100% pelo Brasil, mas atende apenas uma das demandas: a observação da Terra. Portanto, no momento atual, o Brasil está muito a descoberto em termos de autossuficiência. 

“Moribundo” 
“Eu, enquanto empresa, me sinto como um moribundo, as pessoas passam, olham e dizem: ‘nossa, ele não morreu ainda’. Todo mundo já fez diagnóstico sobre essa situação toda das empresas e do Programa Espacial, mas até agora não houve nenhuma solução. O governo está a meio passo de se enfiar num buraco fundo. Ou seja, tudo o que já foi feito está prestes a ser perdido, infelizmente”, lamenta Francisco Dias, diretor da empresa Cenic. 

“O desenvolvimento tecnológico não é algo que se decide hoje e acontece amanhã. Por essa razão, tem que ser uma política de Estado, contínua, planejada, com orçamento previsto para vários anos e, sobretudo, baseado em projetos. É isso que temos cobrado do governo de forma veemente”, ressalta Gino Genaro, servidor do INPE e diretor do SindCT. 

“Acredito que a área espacial pode ser tão promissora quanto a da aeronáutica, com uma cadeia produtiva que tem potencial de gerar emprego e renda aos brasileiros, além de divisas para o País, resultantes da exportação de produtos com alta tecnologia agregada”, afirma Leonel Perondi, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Há quem defenda o lançamento de no mínimo dois satélites por ano, porque seria uma forma de estimular as empresas fornecedoras e qualificar mão de obra. Para Jadir, a tese está correta: “Seria um mínimo para que o parque industrial brasileiro se desenvolvesse e, por consequência, trouxesse os resultados esperados para o País”. Porém, em 2016, o setor espacial perdeu quase metade de seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.