segunda-feira, 23 de maio de 2016

Kassab já tem equipe para fusão de Minicom e MCTI

Convergência Digital/UOL
23 de maio de 2016
Luís Osvaldo Grossmann



O novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, já tem os nomes de sua equipe. Entre eles, velhos conhecidos das telecomunicações e da radiodifusão, e do próprio (ex) MCTI. “Estou procurando apontar bons quadros que já prestaram serviços ao Estado, alguns hoje afastados ou na iniciativa privada, para aproveitarmos esse conhecimento”, afirmou o ministro. 

Segundo enumerou, o atual secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, vai para a secretaria de inclusão – que pelo visto vai ganhar funções relacionadas à internet (como já estava nos planos do extinto Minicom). No seu lugar, por enquanto está André Borges, que já foi da Net e da Oi e será o principal assessor de Kassab para o assunto. 

“André Borges está como meu assessor chefe para assuntos de comunicações e responde interinamente pela secretaria de telecomunicações. Ele e eu vamos avaliar se é possível acumular ambas ou se vamos juntos indicar um novo nome”, explicou o novo ministro. 

Além deles, a advogada Vanda Bonna Nogueira, que já foi do SBT e da Net, ficará com a secretaria de radiodifusão – por esse pequeno naco de seu currículo, é claramente conhecida da Abert (o presidente da entidade, afinal, é do SBT), e do próprio super assessor André Borges. 

Na parte científica, Álvaro Prata, volta ao ministério. Ele foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI) desde 2012 até 2014, quando assumiu a secretaria executiva – cargo que deixou com a indicação da atual secretária Emília Ribeiro, em 2015. 

Além de voltar à Setec, Álvaro Prata vai comandar a área agora unificada com a Secretaria de Políticas de Informática – medida que já vinha sendo costurada no Ministério desde o ano passado e que foi confirmada por Kassab. Completa a lista Jailson Bittencourt de Andrade, que vai ficar onde já está – à frente da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. 

Na lista do novo ministro constam ainda Elton Santa Fé Zacarias, que era secretário-executivo do Ministério das Cidades quando Kassab lá estava e que agora vai ocupar a mesma função no novo MCTIC. Arley Ayres, que era chefe de gabinete nas Cidades, também vem ocupar o mesmo cargo no novo ministério.

No caso das estatais, até aqui o ministro Gilberto Kassab indicou o novo presidente dos Correios, seu colega de PSD e atual presidente do partido Guilherme Campos. No caso da Telebras, Kassab disse que ainda está avaliando nomes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.