terça-feira, 1 de março de 2016

Startup israelense aposta em antenas de satélite inteligentes para acesso à internet

Reuters Brasil
Ari Rabinovitch
29 de fevereiro de 2016

ROSH HA'AYIN, Israel (Reuters) - A startup israelense Skyfi quer acompanhar Facebook e Google na corrida para dar acesso à internet ao desenvolver a primeira antena autocorrigível que pode transformar pequenos satélites em transmissores poderosos.
As duas gigantes estão trabalhando para prover acesso à internet para áreas remotas, o Google com balões e o Facebook com um combinado de drones e satélites maiores e mais complexos.
Mas será necessário um agrupamento de 60 satélites em miniatura, ou nano, em órbita, cada um com o tamanho aproximado de uma caixa de sapatos, para fornecer cobertura completa da terra, disse Raz Itzhaki Tamir, um veterano da indústria aeroespacial de Israel que cofundou a Skyfi quatro anos atrás.
A maneira para fazer isso é usar uma antena em formato de paraquedas que se abre uma vez que esteja no espaço. A antena pode então se ajustar mecanicamente a imperfeições na superfície do transmissor, permitindo que um sinal mais forte passe e mesmo altere a direção para a qual aponta se as necessidades de transmissão se alterarem ao longo da vida do satélite.

Embora a empresa diga que tem prova que está funcionando, a tecnologia ainda precisa ser testada no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.