sábado, 5 de março de 2016

O Hubble descobriu a galáxia mais longínqua. Mas qual está mais perto?

DN
5 de março de 2016
Patrícia Jesus


Até 1994 pensava-se que a galáxia mais próxima era a Grande Nuvem de Magalhães, a 160 mil anos-luz... mas é a quarta terceira mais próxima, segundo a NASA
A resposta mais comum costuma ser Andrómeda, a mais de dois milhões de anos-luz

O telescópio Hubble bateu mais um recorde, ao captar a imagem da galáxia mais distante já observada: a luz da GN-z11 chega-nos de há 13,4 mil milhões de anos. Mas quais são as galáxias mais perto? A resposta mais comum costuma ser Andrómeda, a mais de dois milhões de anos-luz, mas a resposta mais correta, diz a NASA, é que esta é a galáxia em espiral, semelhante à Via Láctea, mais perto. E há outras, irregulares, mais próximas.

Até 1994 pensava-se que a galáxia mais próxima era a Grande Nuvem de Magalhães, a 160 mil anos-luz, logo seguida pela Pequena Nuvem de Magalhães, um pouco mais longe. Ambas são galáxias anãs irregulares, que receberam o nome em honra do navegador português Fernão de Magalhães, e ambas são visíveis no céu noturno do hemisfério Sul.

Mas nesse ano os astrónomos descobriram a Galáxia anã de Sagitário, a 88 mil anos-luz, e a ser engolida pela Via Láctea. É uma galáxia satélite da Via Láctea.

Depois, em 2003, outra descoberta veio mudar a tabela: nesse ano foi identificada Galáxia anã Canis Major (do Cão Maior). Bem escondida pelo pó no plano da Via Láctea, é a que está a menor distância: "apenas" a 25 mil anos-luz do Sol. Aliás, estamos mais próximos do centro desta galáxia do que do centro da própria Via Láctea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.