segunda-feira, 28 de março de 2016

Japão perde contato com satélite astronômico recém-lançado

G1/Agência EFE
28 de março de 2016



O Japão perdeu contato com seu satélite astronômico Astro-H, lançado no dia 17 de fevereiro para observar buracos negros e agrupamentos de galáxias, confirmou nesta segunda-feira (28) um porta-voz da Agência de Exploração Espacial Japonesa (Jaxa, na sigla em inglês). A comunicação com o aparelho falhou desde o início de suas operações - que estavam programadas para sábado (26), às 16h40 (horário local, 4h40 de Brasília).

A causa da falha de comunicação está sendo investigada e a Jaxa está tentando recuperar o contato. A agência chegou a receber um breve sinal do satélite, mas reconheceu que não é capaz de dizer qual é situação atual do equipamento.

O Centro Conjunto de Operações Espaciais dos Estados Unidos (JSpOC, na sigla em inglês), que rastreia objetos artificiais em órbita ao redor da Terra, informou pelo Twitter que observou cinco objetos perto da posição do satélite japonês - o que pode significar que o aparelho teve várias "rupturas".

No entanto, o astronauta do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, Jonathan Mcdowell, comentou por redes sociais que a presença de "destroços" não significa que o aparelho "tenha se despedaçado", mas que pequenas peças tenham se desprendido - e que o satélite "poderia estar, basicamente, intacto".
O Astro-H tem cerca de 14 metros de comprimento, pesa 2,7 toneladas e é o satélite mais pesado já lançado pelo Japão.

Buracos negros
O dispositivo, fabricado pela Jaxa e pela Nasa junto com outras instituições, tinha o objetivo de orbitar a cerca de 580 quilômetros de distância da superfície terrestre para observar buracos negros e galáxias distantes - através de seus detectores de raios gama e quatro telescópios de raios-X.
O satélite foi lançado em 17 de fevereiro, a bordo de um foguete H-2A, a partir da estação espacial da ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima, sudoeste do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.