domingo, 6 de março de 2016

Brasileiros e canadenses discutem sobre o setor aeroespacial em S. José

Meon
6 de março de 2016

Adenir Brito/Ascom/PqTec
Foi a segunda vez que a Missão Espacial Canadense esteve na cidade.

Representantes do setor aeroespacial brasileiro e canadense estiveram reunidos nesta semana no Parque Tecnológico de São José dos Campos para participar da Missão Espacial Canadense, resultado de uma parceria entre o Cecompi e o Consulado Geral do Canadá que visa identificar possibilidades de cooperação entre os dois países.

“Temos grande interesse no mercado brasileiro. É importante para nós ajudar as empresas canadenses a se estabelecerem aqui e também encontrar possibilidade de parceria para as empresas brasileiras no Canadá, especialmente no setor espacial, que é uma demanda interessante e crescente para nós. Com este evento, consolidamos o trabalho e abrimos novas oportunidades para empresas dos dois países”, afirmou o Cônsul Geral do Canadá, Louis-Pierre Emond.

O assessor de planejamento estratégico e informações da SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) de São José e professor do ITA, José Damiani, ressaltou a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, e defendeu a construção de pontes em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) entre o Brasil e o Canadá.

“Os programas canadenses de incentivo à pesquisa e desenvolvimento industrial certamente contribuirão para gerar oportunidades de cooperação com o setor aeroespacial brasileiro, cujo polo está aqui mesmo, em São José dos Campos. Da mesma forma, o intercâmbio acadêmico de alunos e pesquisadores entre Brasil e Canadá permitirá ampliar bases de conhecimento que serão compartilhadas por canadenses e brasileiros”, afirmou Damiani.

“Queremos construir pontes para alavancar projetos de pesquisa e desenvolvimento entre as empresas dos dois países, e que juntas elas possam conquistar não apenas estes dois mercados, mas outros pelo mundo”, disse Alex Krell, diretor comercial do Consulado do Canadá.

Esta é a segunda vez que a Missão vem a São José. A primeira foi em 2014, também por meio de uma parceria entre o Consulado Canadense no Brasil, o CECOMPI e o Parque Tecnológico.

De acordo com Emond, a primeira Missão rendeu grandes parcerias. “Apesar de serem acordos sigilosos, podemos garantir que estão sendo muito proveitosos para os dois lados”, concluiu o cônsul.

Participaram do evento diversas empresas do Cluster Aeroespacial Brasileiro e instituições de ensino e pesquisa como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a AEB (Agência Espacial Brasileira) e o IEAv (Instituto de Estudos Avançados). Dentre os canadenses, participaram diversas empresas, a Agência Espacial Canadense, o Governo do Canadá e a Associação das Indústrias Aeroespaciais Canadenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.